A Evolução das Scooters Honda no Brasil: Um Olhar para o Passado e o Futuro

A Evolução das Scooters Honda no Brasil: Um Olhar para o Passado e o Futuro

Desde que a palavra "scooter" entrou no vocabulário dos entusiastas de motos no Brasil, a Honda tem sido pioneira no lançamento de modelos inovadores e de alta qualidade. Há aproximadamente trinta anos, o primeiro lote da revolucionária Honda CH 125-R Spacy chegava às concessionárias brasileiras, abrindo caminho para uma série de scooters de sucesso que conquistaram o coração dos motociclistas no país.


Apesar do design futurista e da tecnologia avançada da Spacy, seu preço mais elevado em comparação à CG 125 causou estranhamento no mercado, levando a uma vida curta para o modelo. No entanto, o crescimento do segmento permitiu o lançamento da Honda Lead 110 em 2008, que, diferentemente da Spacy, vendeu em grande quantidade. Com freio CBS, motor com transmissão CVT e design minimalista, a Lead impulsionou a popularidade das scooters no Brasil.


A Lead 110 foi produzida até 2016 e ainda é muito cobiçada devido ao seu amplo espaço sob o banco e à confiabilidade mecânica típica da Honda. O sucesso da Lead revelou o amor dos brasileiros pela praticidade das scooters, o que levou a Honda a lançar a recordista de vendas, a PCX 150. Desde 2013, a PCX tem sido sinônimo de eficiência e versatilidade, graças ao seu motor eSP com sistema start-stop e injeção eletrônica PGM-FI.


Atualmente, a Honda domina aproximadamente 60% do mercado de scooters no Brasil, oferecendo uma ampla gama de modelos, como a econômica Elite 125, a PCX 160 e suas variações, a aventureira Honda ADV lançada em 2020, a luxuosa Forza 350 de 2022 e a incrível X-ADV com motor bicilíndrico de 750cc e câmbio DCT. Em 2022, cerca de 70 mil scooters Honda foram vendidas no Brasil, e esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos.


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