A transformação da Honda CBX 750F no mercado brasileiro

A transformação da Honda CBX 750F no mercado brasileiro

Em 1976, a importação de veículos foi proibida no Brasil. Dez anos depois, a Honda interrompeu esse jejum e trouxe para o país a Honda CBX 750F diretamente do Japão. Apenas 800 unidades foram importadas, mas elas já foram o suficiente para causar uma transformação no meio ciclístico nacional, sendo até hoje um dos modelos mais procurados pelos colecionadores.

Nessa época, a Honda já possuía sua inovadora fábrica em Manaus e produzia modelos de sucesso, como a CG 125 e a CB 400. Por causa do investimento em tecnologia e da diversificação da produção, a Honda conseguiu uma autorização especial para importar as unidades japonesas da CBX 750F e utilizá-las para uma pesquisa de mercado. 

O público brasileiro ficou impressionado com os quatro cilindros em linha DOHC, 16 válvulas e 82 cv de potência, que conseguiam atingir mais de 200 km/h. A ciclística dessa moto também era surpreendente para a época: quadro de berço duplo com suspensão regulável; suspensão traseira monoamortecida e regulável; sistema de freios com dois discos na traseira e na dianteira; e pneus sem câmara aro 16 polegadas na dianteira e 18 atrás. O design também não ficava para trás, a motocicleta preta com discretas faixas em vermelho e prata agradou muito aos pilotos.

Em troca da autorização especial de importação, a Honda se comprometeu a nacionalizar o modelo. No final do mesmo ano, a Honda CBX 750F começou a ser produzida em Manaus. Ela passou por algumas alterações, como roda dianteira de 18 polegadas e bolha para-brisas mais protetiva. A produção “made in Manaus” continuou ininterrupta até dezembro de 1994.

A chegada da Honda CBX 750F marcou uma época em que motos de alta cilindrada ainda não eram produzidas em solo brasileiro. Seu impacto no mercado e na produção nacional foram enormes, melhorando a qualidade e permitindo um desenvolvimento tecnológico de extrema relevância. Nos anos seguintes, a produção de motocicletas brasileiras deu um salto qualitativo que acompanhou a produção mundial.

Até hoje, todos os modelos e cores da Honda CBX 750F são cobiçados pelos colecionadores, além de que elas ainda são vistas nas ruas de todo o Brasil, provando mais uma vez a robustez mecânica, a qualidade e a eficiência das motos Honda. 

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