Primeiros passos: a moto Honda ideal para sua estatura

Primeiros passos: a moto Honda ideal para sua estatura

A altura do piloto é um fator importante a ser considerado ao comprar a sua Honda dos sonhos. A segurança de poder tocar os pés no chão a qualquer momento é muito importante para quem está começando. Por isso, pode ser uma boa ideia começar a pilotar com uma moto um pouco mais baixa, mas esta posição de pilotagem pode ser um pouco incômoda para quem é mais alto. Por isso, nós da Guarumoto vamos ajudar você a escolher a sua moto perfeita!

Para quem é mais baixinho, o ideal é estar razoavelmente perto do solo. Assim, caso alguma coisa não saia como o esperado, o piloto pode apoiar os pés no chão. Mas isso não significa que os baixinhos precisarão necessariamente pilotar uma Honda mais baixa por toda a vida. Conforme o piloto adquira experiência, pode se sentir apto a pilotar uma motocicleta um pouco mais alta (e mais potente). 

Pilotos com mais experiência quase não sentem mais a diferença entre as alturas variadas das motocicletas, mas os modelos Pop, Biz, Elite e PCX são as mais escolhidas por iniciantes, já que são motocicletas leves, práticas e versáteis, com fácil dirigibilidade, além da segurança psicológica que elas proporcionam para quem está iniciando agora no mundo sobre duas rodas. Dentre esses modelos, é pouca a variação de altura entre o banco e o solo: são 77 cm na Honda Elite e 74 cm na Pop.

Os mais baixinhos podem até pilotar uma Honda CG: nela, são cerca de 79 cm de distância entre o banco e o chão, sendo apropriada até mesmo para os iniciantes. Por isso a linha CG da Honda é a mais vendida no Brasil: ela agrega conforto, segurança e versatilidade, nas medidas exatas.

Outro fator a ser considerado ao adquirir experiência é a ergonomia: este fator faz parte do nosso check-list de segurança, já que interfere diretamente na pilotagem. Os pilotos mais altos podem sentir dificuldade em enxergar o painel de sua motocicleta, ou flexionam demais os joelhos na posição de pilotagem; já quem é mais baixinho, pode sentir dificuldades com um guidão mais alto, ou com motos mais robustas.

Por isso, que tal estabelecermos uma regra? Para o aprendizado, o ideal são as ótimas scooters e motos de baixa cilindrada, que são mais fáceis de pilotar. Uma vez adquirida experiência, todos podem pilotar as motos que quiserem, mas é preferível que os mais altos adquiram motocicletas mais altas, e vice-versa. 

Essa regra tem uma exceção: a Honda GL 1800 Gold Wing. Embora ela tenha apenas 74,5 cm de distância do chão, seus quase 400 kg a tornam uma exceção à regra “aprenda a pilotar em motos mais baixas”, já que ela não é tão versátil quanto os outros modelos da Honda.

Quer sentir na pele a diferença entre as alturas de cada modelo da Honda? É só entrar em contato com uma das unidades da Guarumoto e agendar o seu test-ride!  

Whatsapp