Fique por dentro das leis de trânsito e ande com sua Honda sem problemas

Fique por dentro das leis de trânsito e ande com sua Honda sem problemas

Após a sanção da nova lei 14.071/20, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, algumas pessoas têm se perguntado o que é que, de fato, mudou e afetou a nossa categoria (a dos motociclistas). Por isso nós da Guarumoto fizemos este artigo, que mostra para você as principais mudanças.

Primeiro, as novas medidas que afetam todos os condutores: os prazos de renovação da CNH mudaram! Agora ele passou a ser de 10 anos para quem tem até 50 anos de idade; cinco anos para os condutores que têm até 70 anos de idade e, para quem já passou dos 70 anos, o prazo de renovação do documento passa a ser de três anos.

Outra mudança que afeta todos os condutores é o limite de pontuação, que passa a ser de 40 pontos caso não tenha havido nenhuma infração gravíssima, de 30 pontos caso haja uma infração gravíssima e de 20 pontos para quem tenha duas ou mais infrações do tipo. Para os motociclistas profissionais, o limite é de 40 pontos, mesmo que haja infrações gravíssimas no prontuário.

O uso do farol aceso durante o dia ainda é obrigatório, mas a infração deixou de ser gravíssima e passou a ser média com apreensão do veículo até a regularização.

Caso o condutor não tenha cometido nenhuma infração no período de 12 meses, ele agora pode ser cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores, o que permite que os governos estadual e municipal concedam benefícios fiscais para bons condutores.

Agora, das mudanças que afetam principalmente os motociclistas: 

Usar capacete com viseira ou óculos de proteção ainda é obrigatório e, por motivos de segurança, não poderia deixar de ser. A nova lei mira na penalidade pelo descumprimento desta regra e agora quem não utiliza a viseira com a moto em movimento comete uma infração média com retenção do veículo, e não mais gravíssima.

De acordo com a nova lei, crianças só podem ocupar a garupa de uma moto em movimento a partir dos 10 anos, e não mais aos sete, como era permitido antes. Infringir esta determinação resulta em multa gravíssima, que pode render multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.

A Lei 14.071/20 também estipulou a criação das Escolas Públicas de Trânsito, que instruem crianças e adolescentes com atividades teóricas e práticas sobre comportamento e sinalização de trânsito e legislação.

Agora você já pode fazer a sua visita à Guarumoto para conhecer a Honda perfeita para acompanhar você com toda a segurança possível nas suas aventuras, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro. Entre em contato agora mesmo e agende o seu test-ride.


Whatsapp