Carenagem: qual é a sua função na moto?

Carenagem: qual é a sua função na moto?

Você sabia que a carenagem da sua Honda tem mais de uma função? Acredite se quiser, desde as práticas scooters às aventureiras motos de alta cilindrada, a carenagem tem motivos para ser exatamente da maneira que é. Neste artigo da Guarumoto, você confere quais as funções que os mais diversos tipos de carenagens desempenham nas motocicletas da Honda.

Vamos começar pelas motocicletas que estão presentes no Brasil de norte a sul: as scooters, a Biz e a CB Twister 250. Nestes modelos, mesmo que sejam tão diferentes uns dos outros, a carenagem desempenha funções semelhantes: ela não tem apenas a função de cobrir as partes mecânicas, mas também de oferecer a proteção necessária para o piloto em meio a intempéries climáticas, favorecendo a versatilidade de um porta-objetos e compartimento para capacetes que, sem uma carenagem adequada, não seriam possíveis nestas motocicletas.

Alguns modelos da Honda, como as Gold Wing e a furiosa Fireblade, são arrefecidas a líquido, o que significa que dependem de um sistema de radiador para evitar o superaquecimento do motor. Nestes modelos, a carenagem é pensada especificamente para direcionar o máximo de ar frio possível para os arredores do radiador, já que este componente emana uma enorme quantidade de ar quente que também precisa ser desviado para garantir o máximo de conforto para o piloto e o garupa.

As motos que são resfriadas a líquido e que têm seus motores expostos, no entanto, também exigem a chamada estabilidade térmica que a carenagem oferece. Entretanto, com menor potência específica, este aspecto passou de objetivo principal a plano secundário. Nos modelos mais aventureiros da Honda, a ideia é que a carenagem desvie o ar do corpo do piloto, para evitar a resistência do ar e aumentar a potência da motocicleta, além de garantir mais economia e estabilidade.

Portanto, uma carenagem bem estudada é fundamental não só para as motos esportivas. Embora o foco da carenagem seja manter a aerodinâmica ideal para as velocidades mais elevadas e o direcionamento do ar quente para que não cause incômodos ao piloto e garupa, também há necessidade de proporcionar estabilidade térmica, tendo em vista que quanto mais potente for o motor da sua moto, mais calor ele vai emanar e, dessa forma, mais ar quente deve ser desviado, na mesma proporção que mais ar frio deverá entrar em contato com o radiador. Manter a temperatura de funcionamento a níveis estáveis vai garantir uma melhor performance, com mais eficiência.

Agora que você já sabe tudo sobre a carenagem das motocicletas Honda, que tal adquirir a sua? Entre em contato com a Guarumoto agora mesmo clicando aqui e conheça o melhor modelo para o seu dia a dia.


Whatsapp