Sua moto precisa ficar parada por muito tempo? Veja como cuidar dela

Sua moto precisa ficar parada por muito tempo? Veja como cuidar dela

Durante a pandemia, por causa do isolamento, muita gente ficou em casa e acabou deixando sua moto parada. Seja por esse motivo ou qualquer outro, é preciso cuidar da motocicleta que fica um longo período sem uso.

Deixar a moto muito tempo parada pode se transformar em um problema. Mas o que é ‘muito tempo’? Para alguns, ficar sem pilotar uma semana já é uma ‘eternidade’. O importante é saber que quanto mais tempo a moto não for usada, mais cuidados você deve ter com ela. No Manual do Proprietário das motos Honda, há uma parte específica sobre esse assunto.

Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.

Se não conseguir tomar essa medida, e principalmente se for deixar a moto mais de um mês parada, é preciso tomar outros cuidados.

Nós da Guarumoto separamos algumas ações necessárias para você manter a saúde de sua moto caso ela precise ficar inativa por muito tempo.

Onde guardar

Escolha um local coberto e arejado, onde não entre a luz direta do sol. Para proteger sua moto da poeira, cubra-a com alguma capa de proteção que ‘respire’, evitando as capas impermeáveis, pois a umidade fará mal para a moto.

Lubrificação

Antes de guardar a moto, lubrifique as partes móveis como eixos e cabos. Faça uso do óleo antioxidante em spray principalmente nas áreas sujeitas a umidade e no interior da ponteira de escapamento. Antes disso, porém, lave bem a moto e seque-a.

Pneus

Guarde a moto com os pneus calibrados e apoie ela em cavaletes, para que a moto evite tocar o solo com muito peso para evitar deformações nos pneus.

Combustível

Se for deixar a moto muito tempo parada, o melhor é deixar o tanque vazio, pois a gasolina tem prazo de validade de 3 meses. Assim, pulverize óleo antioxidante em spray em seu interior.

Transmissão

Após lavar a moto para guardar, seque bem a corrente (com jato de ar, de preferência) e aplique um lubrificante específico para o kit de transmissão.

Óleo do motor

Veja a validade limite do óleo e, antes de sair com a sua moto novamente, substitua o óleo. 

Bateria

A cada mês parado, desconecte os cabos e providencie recarga. Mas, se conseguir, ligue a moto ao menos uma vez por semana e deixe 10 minutos ligado, como já falamos anteriormente. 

Motor

Uma sugestão é retirar a vela e injetar de 5 a 10 ml de óleo para motor no interior do cilindro.  Após isso, acione a partida elétrica brevemente  para distribuir o óleo para os cilindros.

Em motos carburadas, você deve fechar a torneira de combustível e deixar o motor funcionar até ‘morrer’. Pelo orifício do parafuso do dreno (que está na parte inferior do carburador, a cuba), coloque óleo em spray.

Se precisar de algum cuidado especial com sua moto Honda, procure uma concessionária Honda e agende uma revisão. Entre em contato com a Guarumoto e saiba mais!


Whatsapp